segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Aparência de famosas pressiona mães comuns, diz estudo

Plantão | Publicada em 28/02/2008 às 18h40m

BBC
As imagens das celebridades que tiveram filhos e se mantiveram em forma e
esbeltas após a gravidez pressionam as mães comuns, indica uma pesquisa
realizada na Grã-Bretanha e divulgada nesta quinta-feira.

A pesquisa entrevistou 8,5 mil mulheres e aponta que 68% das entrevistadas se
sentem pressionadas a manter uma aparência impecável enquanto lidam com as
questões da família e da vida profissional por causa da aparência sempre
"perfeita" das mães famosas.

Segundo a pesquisa, entre as celebridades que mais "incomodam" as mães comuns
estão Victoria Beckham (42%), Angelina Jolie (11%) e Madonna (9%).

O levantamento revela ainda que a pressão exercida pela aparência das
celebridades "pressiona" 81% das mulheres a se manter belas e sexualmente
atraentes para os parceiros, enquanto 37% dizem que a pressão exercida pelas
mães famosas está relacionada com o sucesso na carreira profissional.

Além disso, entre as entrevistadas, 67% afirmaram que acreditam que, em público,
são vistas apenas como mães, e não como mulheres, e cerca de 30% dizem acreditar
que os homens pararam de prestar atenção nelas desde que tiveram filhos.

"Quando a sociedade começa a colocar visões pouco realistas sobre como uma mãe
deve aparentar, não apenas deixa as mulheres desiludidas com suas próprias
vidas, mas também pode levar os parceiros, a família e os amigos a desprezar as
mães que não atingem estas expectativas irreais", diz o psicólogo David Moxon.

"A idéia das mães esbeltas está fazendo com que as mães comuns se sintam
inferiores", diz a pesquisa, encomendada pela empresa de cosméticos Nivea.

Alimentação e meio ambiente

A sondagem revela ainda que as pressões exercidas pelas celebridades nas mães
comuns vão além da aparência física.

Entre as mulheres entrevistadas, 75% dizem que os chefs famosos, como o
britânico Jamie Oliver, as pressionam com relação à alimentação mais adequada
para seus filhos.

Outro dado levantado pela pesquisa indica que a pressão por levar um modo de
vida ecologicamente correto preocupa 50% das entrevistadas.

Segundo a sondagem, a pressão por reciclar e buscar produtos locais, cujo
transporte não prejudica o meio ambiente, é sentida pela metade das mães
entrevistadas.

A pesquisa analisou ainda a impressão geral sobre o tempo disponível para as
mães realizarem atividades pessoais.

Uma sondagem paralela, também comendada pela Nivea e realizada pelo instituto de
pesquisas britânico YouGov, entrevistou cerca de 2 mil pessoas e apontou que 87%
dizem acreditar que as mulheres têm tempo suficiente para se concentrar nelas
mesmas depois de ter filhos.

No entanto, entre as mães entrevistadas na pesquisa anterior, 89% afirmaram que
não têm tempo para se concentrar na aparência física.

A sondagem realizada pelo YouGov indica também que 33% dos jovens entre 18 e 24
anos avaliam que as suas mães não mantêm o contato que deveriam com os amigos e
28% afirmaram que as mães não cultivam interesses além das tarefas domésticas.

Para mais notícias, visite o site da BBC Brasil

© British Broadcasting Corporation 2006. Todos os direitos reservados. É
proibido todo tipo de reprodução sem a autorização por escrito da BBC BRASIL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Site Meter