quarta-feira, 28 de julho de 2010

Estudo liga consumo de refrigerante diet a parto prematuro

ePesquisa na Dinamarca analisou bebidas adoçadas com adoçante artificial

Getty ImagesFoto Getty Images
Bebida diet pode elevar a pressão
arterial, o que pode gerar parto prematuro
Grávidas devem tomar cuidado ao tomar refrigerantes adoçados com adoçantes artificiais, normalmente conhecidos como "diet". Uma pesquisa feita com gestantes na Dinamarca ligou o consumo diário desses produtos ao risco de parto prematuro.
Refrigerantes que contêm açúcar são muito associados ao ganho de peso e outros problemas de saúde, então as versões diet são oferecidas como uma alternativa mais saudável. Mas os pesquisadores dizem que "pode não ser os mais adequado" tomar muito desses refrigerantes. Eles dizem ainda que as bebidas diet têm sido associadas ao aumento da pressão, o que aumenta o risco de ter um bebê prematuro.
Os resultados do estudo, que analisou 60 mil grávidas, mostraram que havia uma associação entre o consumo de ao menos um desses refrigerantes por dia e crianças prematuras.
O risco aumenta à medida que a mulher tomava mais refrigerante. Os pesquisadores não conseguiram determinar a causa exata desse fenômeno, mas levantamentos anteriores feitos com animais ligaram o consumo do adoçante aspartame a partos prematuros.
De acordo com os cientistas, as grávidas "não devem ficar alarmadas pelos resultados da pesquisa, mas os resultados sugerem que é preciso avaliar melhor o assunto".
http://noticias.r7.com/saude/noticias/estudo-liga-consumo-de-refrigerante-diet-a-parto-prematuro-20100728.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Site Meter