quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Bebês prematuros apresentam mais problemas respiratórios

Bebês nascidos prematuros em 6 semanas possuem 40 vezes mais chances que os bebês que nasceram com 9 meses de sofrer de síndrome de dificuldade respiratória, de acordo com um novo estudo.


Dez por cento dos bebês prematuros apresentaram a síndrome, de acordo com o estudo, em comparação a menos de 1% dos bebês que nasceram com 9 meses.
Na síndrome da dificuldade respiratória, os alvéolos pulmonares dos pulmões do bebê não estão completamente abertos por falta de lubrificante de superfície, dificultando a respiração.
Trata-se de uma das complicações mais comuns dos partos prematuros avançados, definidos como aqueles que ocorrem após a 34ª semana e antes da 37ª semana de gestação.
O risco de problemas respiratórios diminuiu com cada semana adicional de gravidez, conforme descobriram os pesquisadores.
Bebês nascidos após 36 semanas tiveram apenas nove vezes mais probabilidade, em comparação aos bebês que nasceram com 9 meses, de desenvolver a síndrome, enquanto os que nasceram com 37 semanas tiveram 3 vezes mais risco.
O estudo, publicado no "The Journal of the American Medical Association" na semana passada, é um dos maiores e mais atuais a examinar problemas respiratórios associados a partos prematuros avançados.
"O sistema pulmonar é o último a se desenvolver no feto", disse a Dra.
Judith U.
Hibbard, da Universidade de Illinois, e principal autora do estudo.
"Os obstetras precisam se esforçar para só realizar o parto de um bebê a partir da 39ª semana, a não ser por uma boa razão médica".
© 2010 New York Times News Service Tradução: Gabriela d'Ávila

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Site Meter