terça-feira, 4 de outubro de 2011

Local e tipo de parto condicionam riscos de asma e alergias para o bebé

Por: Ana Esteves  |  3- 10- 2011  12: 9
prematuro A forma como o bebé nasce e o local onde o parto acontece podem ter impacto no desenvolvimento de alergias e asma mais tarde na vida. Investigadores da Universidade de Maastricht, na Holanda, descobriram que os bebés nascidos no hospital, e sobretudo os que nasceram através de cesariana, têm mais probabilidade de ter nos intestinos um certo tipo de bactérias. Essas bactérias estão directamente relacionadas com o aparecimento de alergias e asma.
Cerca de 2700 bebés foram envolvidos no estudo até completarem sete anos. Com um mês de vida, as suas fezes foram analisadas. Os investigadores procuraram a existência das bactérias Escherichia coli e Clostridium difficile. Aos sete anos os pais responderam a um inquérito minucioso sobre a saúde das crianças e foram feitas análises ao sangue para avaliar indicadores de alergias.
A bactéria Clostridium difficile foi encontrada com mais frequência nas fezes dos bebés nascidos por cesariana. 43 por cento destes bebés tinham esta bactéria nos intestinos comparados com 27 por cento dos bebés nascidos por via vaginal no hospital e 19 por cento dos bebés nascidos em casa.
As primeiras bactérias que entram em contacto com os bebés que nascem por via vaginal são as bactérias existentes no organismo materno, ao passo que os bebés nascidos por cirurgia contactam em primeiro lugar com bactérias existentes nas superfícies do bloco operatório ou na pele dos profissionais de saúde.
Este primeiro contacto pode ser determinante, afirmam os investigadores, para a saúde futura. Ficou demonstrado que as crianças cujo intestino era povoado, no primeiro mês de vida, pela bactéria Clostridium difficile têm o dobro das probabilidades de sofrer de asma aos sete anos. Também têm mais probabilidade de desenvolver eczema ou intolerâncias alimentares. Já não é novidade, de resto, que os microorganismo que habitam o intestino têm um importante papel regulador do sistema imunitário
Os autores do estudo não defendem que a sua descoberta seja determinante para a escolha do local do parto, mas consideram que este é um dado importante no estudo do aumento da incidência de alergias e asma nas novas gerações
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Site Meter