quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Uma em cada dez mulheres desenvolve infecção após cesariana

02/08/2012 - 13:38

As cesarianas devem ser realizadas somente quando absolutamente necessário, porque o risco de infecção é alto. O alerta é de investigadores do Reino Unido, que descobriram que uma em cada dez mulheres submetidas ao procedimento desenvolve infecção, avança o portal Isaúde.

O estudo conduzido pela Health Protection Agency (HPA) identificou 394 infecções de sítio cirúrgico entre 4.107 mulheres que deram à luz por cesariana (9,6%). A maioria das infecções foi identificada em mulheres com excesso de peso ou obesas. O levantamento analisou dados sobre cesarianas realizadas em 14 hospitais espalhados pela Inglaterra, em 2009.

A taxa de infecção de cerca de 10% encontrada no estudo é maior do que a esperada, pelo facto de a cesariana ser considerada uma operação relativamente limpa, ou seja, não é realizada uma área do corpo com elevados níveis de bactérias, como por exemplo, o intestino grosso.

Utilizando métodos semelhantes para identificar o risco de infecção, a equipa verificou que a taxa de infecção após uma histerectomia é de 6,6%, enquanto para operações no intestino grosso é de 14,7%.

De acordo com o estudo, o factor que mais colaborou para o desenvolvimento das infecções foi o Índice de Massa Corpora (IMC), com fraca associação com a idade da mulher.

A obesidade foi fortemente associada com o desenvolvimento de infecções de sítio cirúrgico. Mulheres com excesso de peso (IMC 25-30) foram 1,6 vez mais propensas à infecções, obesas (IMC 30-35) 2,4 vezes e entre aquelas com IMC acima de 35, 3,7 vezes.

A pesquisa também descobriu que mulheres mais jovens (menos de 20 anos, em comparação com mulheres entre 25 e 30) eram cerca de duas vezes mais propensas a desenvolverem uma infecção. As razões para isso ainda não estão claras; mais investigações são necessárias nesta área.

"A redução das taxas de infecções de sítio cirúrgico após uma cesariana deve ser uma prioridade. Tendo em conta que uma em cada quatro mulheres dá à luz por cesariana, estas infecções representam um peso substancial. As cirurgias têm impacto não só directamente sobre as mães e suas famílias, mas também representam um custo significativo no que diz respeito ao uso de antibióticos, o tempo de internamento e cuidados médicos. Mulheres que optam por cesariana por motivos não-médicos devem estar cientes do risco de infecção, especialmente se estão com excesso de peso", diz Elizabeth Sheridan, chefe da Healthcare Associated Infections do HPA.

Das 394 mulheres que desenvolveram infecção:

  • 348 (88,3%) desenvolveram infecção incisional superficial. Condição é capaz de ser tratada em poucos dias com provável uso de antibióticos;
  • 19 (4,8%) desenvolveram infecção incisional profunda, que afecta tecidos mais profundos sob a pele. Condição requerer um curso de antibióticos, com possibilidade de hospitalização e, em casos mais graves, requer cirurgia adicional;
  • 27 (6,9%) desenvolveram infecção de órgão/cavidade, das quais 25 foram diagnosticadas com endometrite (infecção do revestimento do útero) e duas com outras infecções do trato reprodutivo. Tais infecções afectam a cavidade interna do corpo e podem ser debilitante para as pacientes. Condições requerem tratamento com antibióticos intravenosos e, em muitos casos, hospitalização;
  • 23 (5,8%) mulheres tiveram que se reinternadas para tratar as suas infecções (0,6% de todas as mulheres).
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Site Meter