quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Câncer pode ser transmitido no útero

13 de outubro de 2009

Cientistas confirmaram pela primeira vez um caso de transmissão de câncer pelo útero. Segundo um estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, células cancerosas de uma mulher com leucemia foram passadas para sua filha através da placenta. Os médicos, no entanto, salientam que o risco é remoto.

A descoberta foi feita por uma equipe do Instituto de Pesquisa do Câncer, da Universidade de Londres, em parceria com pesquisadores no Japão. Os cientistas analisaram o caso de uma japonesa que morreu semanas após o parto, por complicações de leucemia. Meses depois, sua filha foi diagnosticada com linfoma, hoje em remissão.

Apesar de serem dois tipos de câncer diferentes, os pesquisadores resolveram analisar se havia alguma ligação entre as doenças. Eles viram então que as células cancerosas da mãe e do bebê carregavam exatamente a mesma mutação genética, mas que a menina não havia herdado o gene canceroso. Em outras palavras, o bebê não teria desenvolvido a doença sozinho.

"Aparentemente, neste e, supomos, em outros casos de transmissão de câncer de mãe para o bebê, as células cancerosas maternas de fato atravessaram a placenta até o feto em desenvolvimento e conseguiram se implantar, porque eram invisíveis ao sistema imunológico", explicou o professor Mel Greaves, líder do estudo. "Mas destacamos... que as chances de uma grávida com câncer passar a doença para seu filho são remotas".

Outros 17 casos de transmissão de câncer pelo útero já haviam sido relatados, mas nenhum foi confIrmado.

http://veja.abril.com.br/noticia/saude/cancer-pode-ser-transmitido-utero-505245.shtml

 

Um comentário:

Site Meter