quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

USP pesquisa aumento no número de bebês prematuros

Taxa de prematuridade cresceu 25% em 10 anos


14/01/2010 - 12:58
EPTV

Uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), de Ribeirão Preto, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão, começou a investigar as causas do aumento do número de bebês prematuros (que nascem com menos de 37 semanas de gestação) no país, que cresceu 25% em 10 anos.
O médico Marco Antonio Barbieri acompanha o assunto desde 1978. Nesta época, 7,5% dos bebês brasileiros eram prematuros. Em 1994, o índice tinha subido para 13,8%. De acordo com o pesquisador, o número de cesarianas cresceu de 31% para 50% dos partos realizados nesse período. "A gente percebeu que parte do aumento da prematuridade poderia ser explicada pelo aumento da cesariana", afirma.
Uma década depois, outro levantamento, feito em regiões brasileiras com características diferentes, mostrou que o crescimento no número de nascimentos de prematuros no período foi de 25%.
Agora, o pesquisador quer saber o motivo desse aumento. O estudo, que será o mais completo sobre o assunto realizado no país, vai acompanhar 14 mil bebês em Ribeirão Preto e São Luís (MA), além de 3 mil mulheres durante o pré-natal.
Para isso, foram coletadas amostras de salivas dos bebês, que serão analisadas para a detecção de indícios de infecção e para uma investigação genética.
Os pesquisadores também pretendem descobrir o impacto da prematuridade no desenvolvimento das crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Site Meter