quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Mulheres têm coluna mais curvada 'para ajudar em gravidez'

 
O gráfico mostra a parte mais curva da espinha de uma gestante e seu centro de gravidade

As mulheres desenvolveram colunas vertebrais mais curvadas do que os homens para impedir que percam a estabilidade com o peso da gravidez, de acordo com pesquisadores americanos.

Segundo especialistas, sem a curvatura mais acentuada, as ancestrais dos seres humanos que caminhavam eretas não poderiam fugir de predadores durante a gestação.

Elas também teriam sofrido de fortes dores nas costas, disse o estudo, publicado na revista Nature.

A teoria ganhou mais peso quando a diferença entre as colunas de homens e mulheres foi identificada num fóssil de uma fêmea da espécie Australopithecus, que é um parente pré-histórico humano que viveu há cerca de dois milhões de anos.

"Sem a adaptação, a gravidez colocaria um peso maior nos músculos lombares, causando dores e fadiga consideráveis e possivelmente limitando a capacidade de colher alimentos e a habilidade de fugir de predadores", disse Liza Shapiro, antropóloga da Universidade de Harvard.

A transição para um andar mais erguido verticalmente foi uma das mudanças-chave na evolução do homem, mas teve uma conseqüência indesejável para mulheres grávidas.

Nos primatas, o feto fica confortavelmente apoiado no ventre, mas em seres humanos, ele fica mais à frente, deslocando o centro de gravidade e causando um desequilíbrio.

Tanto homens quanto mulheres têm uma curvatura na parte mais baixa da espinha, mas nas mulheres, de acordo com os pesquisadores, a curvatura se prolonga mais na coluna vertebral.

A diferença permite que as mulheres ajustem sua postura para se manter em equilíbrio e reduzir o desconforto causado por dores na parte mais baixa da espinha, mesmo nos últimos meses de gestação, quando o abdômen pode pesar quase 7 quilos mais do que o normal.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/12/071213_gravidezgravidade.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Site Meter