sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Número de partos pode influenciar o risco cardíaco das mulheres, sugere estudo

Número de partos pode influenciar o risco cardíaco das mulheres, sugere estudo

UOL
Um estudo recente do Instituto Karolinska, na Suécia, sugere que o número de filhos que uma mulher tem pode indicar seu risco de doença cardíaca e derrame. Segundo os pesquisadores, mulheres que tiveram dois partos têm menos chances de desenvolver doença cardiovascular futura, enquanto aquelas que tiveram cinco ou mais filhos apresentam os maiores riscos.

Analisando a associação entre o número de nascimentos e o risco cardíaco em 1,3 milhões de mulheres suecas após elas completarem 50 anos, os pesquisadores registraram mais de 65 mil eventos cardiovasculares, como infarto e derrame, em 23 anos de acompanhamento. E os resultados indicaram que, comparadas às mulheres que "deram à luz" duas vezes, as participantes que tiveram um, três, ou nenhum parto tinham 10% maior risco de doença cardíaca futura. Entre aquelas que tiveram quatro filhos, os riscos eram 30% maiores, e ter cinco ou mais filhos aumentava os riscos em até 60%.

Em artigo publicado no American Heart Journal, os pesquisadores destacam que encontraram resultados similares ao analisar um subgrupo de 600 mil mulheres com registros completos de gestação e parto e que tiveram pelo menos um parto no período entre 1973 e 2005.

De acordo com os especialistas, as complicações na gravidez, como pressão alta e diabetes gestacional, pareceram não explicar a relação entre o número de nascimentos e o risco cardiovascular. "A gravidez leva a mudanças marcantes na forma que o sangue flui dentro e através dos vasos, o que pode alterar o risco para doença cardíaca e derrame", explicou o pesquisador Erik Ingelsson. Porém ele ressalta a necessidade de mais estudos para um melhor entendimento sobre essa relação.
http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?edt=34&id=86244

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Site Meter