segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Maconha pode afetar cérebro de fetos, diz estudo

Maconha pode afetar cérebro de fetos, diz estudo
Fumar maconha durante a gravidez pode afetar o desenvolvimento do cérebro do bebê, afirma um estudo feito por pesquisadores escoceses.

O estudo da Universidade de Aberdeen, na Escócia, também afirma que alguns remédios vendidos em farmácias - como para tratamento de obesidade - também poderiam ter efeito no cérebro do feto.

O trabalho analisa a importância de moléculas produzidas naturalmente no cérebro e como algumas células nervosas se reconhecem e se conectam umas às outras.

As moléculas do cérebro endocanabinóides teriam uma função semelhante ao tetraidrocanabinol (THC) da maconha, afetando os mesmos receptores e sinalizando os mesmos sistemas no cérebro.

Qualquer agente que afete essas moléculas pode prejudicar o desenvolvimento do cérebro, segundo o estudo.

"Nossas descobertas apontam que a integridade deste sistema de sinalização deveria ser mantido e não perturbado para que o cérebro se desenvolva normalmente", diz o professor Tibor Harkany, que participou da pesquisa.

"Qualquer coisa que interrompa este processo, como fumar maconha ou usar algumas drogas que afetam o sistema de sinalização, poderia afetar a funcionalidade do cérebro."

Pesquisas anteriores mostraram que filhos de mães que usaram maconha durante a gravidez tinham tendências maiores de desenvolver problemas com atividades físicas.

A pesquisa foi conduzida com ratos de laboratório e foi publicada na revista científica americana Proceedings of the National Academy of Sciences.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/06/080617_maconha_feto_dg.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Site Meter